Cultura Inglesa

Qual é a melhor hora para começar um curso de inglês infantil?

Cultura Inglesa

É muito comum que os pais tenham dúvidas sobre qual é a melhor idade - ou o melhor momento - para matricular os filhos em uma escola de inglês para crianças. Apesar disso, todos têm a certeza de que aprender o idioma é fundamental para garantir um futuro melhor para os pequenos.

Existem diferentes correntes de pensamento sobre o assunto. Mas, apesar das diferenças, os especialistas concordam em diversos pontos relativos ao melhor momento para a criança começar a aprender inglês. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

estudar ingles na infancia

Língua materna x novo idioma

Um dos principais aspectos que os pais devem observar antes de matricular os filhos em um curso de inglês para crianças é o fato de que o segundo idioma não deve conflitar com o aprendizado da língua materna. Justamente por isso existem metodologias que permitem a assimilação do inglês sem prejudicar a aprendizagem em português.

Tais metodologias utilizam técnicas lúdicas como, por exemplo, brincadeiras e músicas, para que as crianças criem familiaridade com o novo idioma sem precisar se preocupar (nesse primeiro momento), com questões relativas à gramática e ortografia. Dessa forma o cérebro e os ouvidos acostumam-se com os sons, mas sem prejudicar a compreensão lógica da língua materna.

Sem pressão com os pequenos

Independentemente da corrente de pensamento com a qual você se identifique mais, fato é que fazer pressão para que a criança domine o inglês rapidamente é mais nocivo do que benéfico na aprendizagem. Por isso, o melhor é que ela tenha contato com o idioma, mas sem imposição ou excesso de conteúdos.

Existem maneiras lúdicas de praticar o novo idioma em casa, ajudando a criança a evoluir naturalmente. Em nosso blog publicamos boas dicas nos posts "Frases em inglês para crianças: como começar a ensinar seus filhos desde cedo" e "Como ensinar inglês brincando para os seus filhos". Clique e confira!

O ideal é que o processo de aprendizagem dos pequenos seja natural e divertido. Outro fator importante é evitar a escrita e privilegiar os sons enquanto a criança está sendo alfabetizada em português, para que os exercícios no novo idioma não prejudiquem o ensino da língua materna.

Um ensino divertido

Outro ponto muito abordado por especialistas é que as escolas de inglês para crianças privilegiem em seus currículos atividades lúdicas no ensino, como pintura, músicas, teatro e jogos. Por isso, na hora de escolher um curso para seu filho, questione sobre a programação das aulas.

A partir dos sete anos a grande maioria das crianças já aprendeu a ler e escrever em português e é nesse momento quando todas as ferramentas de ensino são utilizadas. Por isso, não tenha pressa para que seu filho aprenda a escrever em inglês. Esse é um processo natural que deve ser respeitado.

Contato com os sons

Quanto antes uma criança tem contato com os sons de um novo idioma, mais fácil será para absorver os conteúdos ao longo da vida. Comece inserindo conteúdos de entretenimento em inglês. Uma boa ideia seria escutar músicas em inglês quando estiverem juntos ou mesmo assistir vídeos e desenhos animados no novo idioma.

A Cultura Inglesa oferece diferentes opções de cursos de inglês para crianças, respeitando o desenvolvimento e a individualidade de cada uma. Conheça nossos cursos e tire todas as suas dúvidas pelo nosso Fale Conosco ou em uma de nossas unidades.

Visite nosso site!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.