Cultura Inglesa

Intercâmbio: como escolher o melhor tipo?

Escolher a melhor opção de intercâmbio não é uma missão simples. Conheça neste artigo algumas dicas fundamentais para se planejar!
Cultura Inglesa

O intercâmbio é uma excelente maneira de se aperfeiçoar em um novo idioma e, mais do que isso, vivenciar novas culturas 

O intercâmbio é uma excelente maneira de se aperfeiçoar em um novo idioma e, mais do que isso, vivenciar novas culturas e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. E as oportunidades são muitas! Enquanto alguns buscam aulas para reforçar a fluência na língua, outros já querem fazer uma graduação ou até mesmo um MBA, Mestrado ou Doutorado em inglês.

Continue lendo e entenda como escolher o melhor intercâmbio com curso de inglês para você!

Os tipos de intercâmbio

Normalmente o tipo de intercâmbio muda muito com base em três fatores principais: idade, objetivo do aluno com a viagem e o nível em que ele está no idioma. Vamos listar algumas das várias opções de intercâmbio:

Curso de idioma - ideal para quem busca se desenvolver mais no inglês. Nesse tipo de intercâmbio, o aluno faz uma prova de nivelamento, que vai direcioná-lo para a turma mais adequada de acordo com o seu conhecimento de inglês. Esse intercâmbio pode acontecer tanto em alguma instituição de ensino de inglês parceira no país de destino ou mesmo em uma universidade. É interessante ressaltar que existem opções para alunos de todas as idades e níveis no idioma!

High School - Voltado para jovens entre 15 e 18 anos que desejam cursar uma parte ou todo o ensino médio em um colégio no exterior, fazendo as matérias do currículo acadêmico daquele destino. Ter feito high school fora pode inclusive facilitar o ingresso em faculdades do mesmo país. Uma das principais vantagens dessa modalidade é o ganho cultural através da vivência em uma nova cultura, além do desenvolvimento de mais independência e maturidade.

Trabalho voluntário - Nesse programa os alunos podem associar curso de inglês a uma viagem de voluntariado em alguma organização que realiza trabalhos sociais. Eles podem se integrar, por exemplo, com crianças de comunidades carentes através de jogos, brincadeiras e até incentivando a prática de atividades saudáveis. Existem também programas com idosos e com animais em extinção. O voluntário não só ajuda o próximo como  ainda ganha a experiência de conviver em outras culturas, crescer emocionalmente e lidar com diversas situações construtivas. 

Cursos profissionalizantes - Esse tipo de intercâmbio é mais voltado para quem busca aprimorar seus conhecimentos em uma área específica. Dentro dessa categoria de intercâmbio, o estudante pode optar por cursos de graduação, pós-graduação, MBA, especialização e muito mais.

Cursos especiais - Os cursos especiais são perfeitos para alunos que procuram combinar as aulas de inglês com algum curso em uma área mais específica, como Arte,  Design, Teatro, Programação de Jogos, Liderança, entre outros.

como escolher o intercâmbio

Definindo seu objetivo

Agora que você já conheceu algumas das principais modalidades de intercâmbio, chegou a hora de pensar em qual delas é a ideal para você!

O ponto de partida para essa resposta é definir o seu objetivo com o intercâmbio:

  • Seu foco é aprimorar o inglês?

  • O resultado que mais espera é um crescimento pessoal?

  • O seu objetivo principal é fazer diferença para o mundo?

  • Sua finalidade é crescer profissionalmente?

Responder a essas perguntas é especialmente importante para que o retorno do intercâmbio esteja alinhado com o seu objetivo com o mesmo.

Como escolher a empresa com a qual fazer intercâmbio?

A escolha da empresa com a qual você vai fazer intercâmbio é fundamental!

O aprimoramento em um idioma é o pano de fundo de qualquer intercâmbio. Sendo assim, estar com uma instituição de credibilidade e reconhecida por sua excelência acadêmica é essencial para garantir que o estudo vai trazer resultados relevantes.

Além disso, escolher uma empresa séria que vai prestar todo o suporte necessário de forma ágil e eficiente é imprescindível. Procure saber tudo que a empresa fornece em termos de acompanhamento. É importante lembrar que você estará a muitos quilômetros de distância do seu país de origem!

Intercâmbio com a Cultura Inglesa

Os nossos programas de intercâmbio unem os dois aspectos essenciais para garantir uma experiência única e sem dores de cabeça. Afinal, somos referência no ensino de inglês no Brasil e por isso escolhemos nossos parceiros no exterior a dedo. Além disso, enxergamos nossos alunos como o nosso bem mais importante e por esse motivo conduzimos os intercâmbios com todo o cuidado para garantir que o estudante consiga aproveitar 100% dessa oportunidade.

Saiba mais sobre intercâmbio!

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.