capa-hubspot-base-2

Festas típicas mundo afora

Cultura Inglesa

Se há algo comum entre todas as culturas é o hábito de celebrar. Todo país tem alguma data considerada especial, e algumas festas conseguem até mesmo ultrapassar as fronteiras e se popularizar pelo mundo todo.

Aqui no Brasil, estamos em clima de festa junina, mas separamos para vocês outras festas típicas mundo afora que são internacionalmente famosas. Muitos viajantes inclusive preferem visitar um país ou região quando estão no período de festa. Vamos conferir?

Holi (India) – Fevereiro/ Março 

O Holi já se disseminou pelas redes sociais por conta da profusão de cores, que rende lindas fotos. No fim de fevereiro ou início de março, milhões de indianos comemorar o início da primavera atirando água colorida uns nos outros. A tradição tem um cunho religioso, ligado às crenças do Hinduísmo, mas acaba por reunir pessoas de diferentes religiões, idades e classes sociais.

Carnaval (Brasil) – Fevereiro/ Março 

O período entre fevereiro e março (dependendo do ano) é também muito animado aqui no Brasil, onde acontece o Carnaval. Além dos emblemáticos desfiles da Sapucaí e dos famosos Carnavais de Salvador e de Olinda, os blocos de rua vêm ganhando mais e mais força a cada ano e já se espalharam por diversas cidades do país. 

Alguns países fora do Brasil contam com sua própria versão de Carnaval e o período pode variar de acordo com o local. O Carnaval de Veneza, por exemplo, é bastante famoso! Bem teatral, ele é marcado pelas tradicionais máscaras, que podem ser super elaboradas, assim como as vestimentas típicas do século XVI. Nos EUA, por sua vez, mais precisamente na cidade de New Orleans, celebra-se o Mardi Gras, que é muito agitado e tem muitas festas! Londres também entra nessa lista com o Notting Hill Carnival

St Patrick’s Day (Irlanda) – 17 de Março

Essa é a festa mais importante da Irlanda! Nela é comemorado o dia de São Patrício. Curiosamente, São Patrício nasceu na Inglaterra e migrou para a Ilha Esmeralda anos depois, tornando-se seu padroeiro. Ele foi o responsável por disseminar o cristianismo no país e o famoso trevo de quatro três folhas irlandês foi utilizado para representar a Santíssima Trindade.

Desde 1997, todo dia 17 de março é data de celebração com muita festa. As ruas ficam lotadas de pessoas vestidas com roupas verdes e trajes típicos, há muita música, animação e cerveja. Os famosos pubs irlandeses ficam abertos até mais tarde e o clima é de muita comemoração.

O festival é tão popular que já tem sido comemorado também em outros países no mundo e até mesmo no Brasil.

Oktoberfest (Alemanha) – Setembro/Outubro

A Oktoberfest é uma das festas mais conhecidas no mundo e a mais famosa da Alemanha. Tudo começou em 1810 no casamento do Rei Ludwig I, que convidou toda população de Munique para comemorar o seu casamento. Foi uma festa tão grande que todos os anos passou a ser celebrada. Um século depois, a cerveja tornou-se a bebida principal e um dos seus símbolos.

Munique ainda é a cidade oficial do evento, que recebe milhares de turistas nessa época do ano. São dias de muita animação, cerveja e comidas típicas. As mulheres vestem os Dirndl, vestido característico dessa comemoração, e os homens vão de Lederhosen, fantasia com a tradicional calça bávara. A diversão pelas ruas da cidade é garantida.

Muitos países também celebram a Oktoberfest. O Brasil recebe em Blumenau-SC a maior festa fora da Alemanha.

Dia dos Mortos (México) – 2 de Novembro

A morte pode ser vista de forma diferente de acordo com a cultura de um país ou região, e o México é um belo exemplo disso. No país, o dia 2 de novembro não dá espaço para o clima fúnebre e triste, sendo comemorado com muita festa.

As pessoas saem às ruas fantasiadas com as famosas pinturas ou máscaras das caveiras mexicanas, há muitas cores, música, dança e celebração como forma de homenagem à memória daqueles que já se foram.

O Dia dos Mortos é uma festa muito rica culturalmente e todos os anos atrai milhares de turistas que desejam conhecer de pertinho um pouco mais da cultura mexicana.

Loi Krathong e Yi Peng (Tailândia) – Novembro

Você já deve ter visto alguma notícia ou imagem do famoso Loi Krathong, também conhecido popularmente como festival das luzes. Anualmente o festival é celebrado em homenagem a Buda. 

Flores e pequenas embarcações com velas são colocadas nas águas dos rios e canais, e milhares de lanternas “voadoras” feitas de papel são lançadas ao céu durante a noite. A imagem é lindíssima e emocionante, as lanternas se tornam pequenos de pontos de luzes que simbolizam a sorte.

Hogmanay (Escócia) - 30 de Dezembro a 1º de Janeiro

Se o Ano Novo é super animado no Brasil, imagina na Escócia, onde as comemorações duram 3 dias! Elas começam no dia 30 de Dezembro e se estendem até 1º de Janeiro. As ruas e os jardins históricos de Edimburgo ficam lotados de pessoas celebrando o fim de um ciclo e a entrada de um novo. As festas contam com muita música, arte de rua e até projeções de luzes! 

A abertura é marcada pelo Torchlight Procession, em 30 de Dezembro, uma procissão de luzes que desce a Royal Mile e atravessa o coração histórico da cidade. No dia 31, o Candlelit Concert acontece na Catedral de St Giles. Trata-se de um concerto icônico! À meia-noite, a multidão se reúne no West Princes Street Gardens para a virada. Os bondes da cidade circulam até às 05h da manhã! Por fim, no dia 1º de Janeiro, acontece uma festa em parceria com o Celtic Festival, com muita música medieval e sem perder a animação! 

 

 

Festas típicas são uma excelente oportunidade de vivenciar uma cultura local, e conhecer um pouco mais de um país. Se você pensa em viajar para alguns desses destinos e gosta de celebrações, que tal aproveitar o período festivo? Pode ser algo diferente, com muito conhecimento e claro, diversão! E como tá o seu inglês para poder aproveitar ainda mais essa experiência? 

Fazer Teste de Nivelamento

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.