Blog Cultura

Our Latest News

Quais os níveis de inglês e como descobrir o seu

Cultura Inglesa 14 de maio de 2020 0

Muitas pessoas estudam inglês no colégio ou mesmo em um curso e, após um tempo sem praticar, acabam se perguntando quais de fato são os níveis de inglês e em qual elas estão. A dúvida é comum e, por isso, fizemos esse artigo especialmente para você.

Como qualquer língua, podemos terminar um curso avançado e, com o tempo e a falta de uso, ir perdendo o costume de fala ou esquecendo as expressões menos utilizadas. Algumas coisas, é verdade, ficam na memória, mas é muito provável que seja pela frequência que você a ouviu em séries, filmes ou música.

Independente do seu nível de inglês, lembre-se sempre de continuar treinando, nem que seja para cantar aquela música debaixo do chuveiro ou conversar consigo mesmo em um dia que esteja sozinho em casa!

Como é medido o nível de fluência em idiomas?

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é um guia utilizado internacionalmente para descrever a proficiência em um idioma europeu, inclusive o inglês. Por meio de testes escritos e orais, ele é a base para determinar quão bem você fala e entende uma língua estrangeira.

De maneira resumida, o quadro divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões, apontando as capacidades técnicas do mesmo. Os níveis são:

Nível A – Básico

  • A1 (iniciante) – a pessoa é capaz de comunicar-se basicamente, apresentando-se para outros, fazendo e respondendo perguntas simples como de onde vem, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Precisa que o interlocutor fale devagar para que entenda.
  • A2 (básico) – a pessoa consegue entender expressões simples e frases isoladas relacionadas ao seu dia a dia. Além disso, pode trocar informações diretas, entender assuntos simples e falar sobre sua formação e assuntos familiares.

Nível B – Independente

  • B1 (intermediário) – consegue entender bem assuntos relacionados ao seu cotidiano, como trabalho ou escola, apesar de requererem uma linguagem clara. É capaz de descrever assuntos figurativos, como sonhos e ambições. Consegue opinar e justificar projetos, ideias e razões.
  • B2 (usuário independente) – consegue entender assuntos mais complexos relacionados à sua área de atuação. Também consegue escrever textos, exprimir desejos e interagir com nativos do idioma sem que nenhuma das partes faça um esforço excessivo.

Nível C – Proficiente

  • C1 (proficiência operativa eficaz) – é capaz de entender significados implícitos em textos, bem como externar seus pensamentos de forma fluida e eficaz. Domina a articulação, coesão e organização de um discurso, mesmo com tema complexo.
  • C2 (Domínio pleno)   consegue entender praticamente tudo o que ouve ou lê, sem grandes esforços. É capaz de distinguir pequenas variações de significado em discursos, mesmo que complexos ou de assuntos que não façam parte de seu cotidiano. É o nível mais alto do Quadro.

Como sei qual dos níveis de inglês é o meu?

Existem diversos testes online que avaliam o seu nível de inglês. Entretanto, grande parte deles avalia apenas a capacidade de leitura, deixando de fora outras habilidades muito importantes, como a escrita, a fala e a compreensão.

Para que você realmente saiba o seu nível de inglês, é fundamental contar com profissionais especializados no assunto. Até porque um aluno pode naturalmente ter um conhecimento avançado, mas ter perdido um tanto o contato com a língua e precisar recuperar.

Como fazemos o nivelamento aqui na Cultura Inglesa?

A Cultura Inglesa oferece um teste de nível completo e gratuito para que você descubra qual o seu verdadeiro nível no idioma.

Faça o teste de nível de inglês da Cultura Inglesa

Comentários: (0):

icone

Seja o primeiro a comentar esse conteúdo e ajude nossos leitores a criar um debate construtivo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Seu e-mail não será publicado.

Enviar

Artigos Relacionados