Blog Cultura

Our Latest News

Moda consciente: entenda os termos, em inglês, do mundo fashion

Cultura Inglesa 7 de outubro de 2020 0

Você sabe o que é consumir uma moda consciente? O modo de vida slow fashion chegou para ficar e hoje nós vamos ajudar você a entender melhor esse novo mundo das passarelas. 

A língua inglesa não poderia estar mais envolvida com a moda consciente, afinal, o termo slow fashion surgiu há 16 anos, em Londres, capital britânica. Mas então, o que é slow fashion? Continue com a gente para descobrir 😉 

A moda sustentável entrou em pauta como uma força de resistência ao modelo de produção em massa atual. Com preocupações que vão além do apelo atrativo, o slow fashion adere a um modo de vida menos agressivo ao meio ambiente, com um consumo reduzido e um maior reaproveitamento das roupas. É possível ser fashion recombinando peças e consumindo menos de forma mais barata? Sim! Entenda como seguir esse passos e fique por dentro dos termos em inglês usados na moda eco-friendly! 

Animação com o termo em inglês ”Is always better used”.

1- Slow fashion: 

Esse estilo de vida é definido por um consumo freado e por um maior reaproveitamento. Como o próprio nome já diz, essa “moda lenta”, ao pé da letra, proporciona formas diferentes de adquirir peças! E quais são elas? 

  • Priorize o produtor local: dê preferência a lojas e feiras do seu bairro ou que sejam próximas do seu local de trabalho. Você sabia que as peças vendidas nesses lugares costumam ser mais baratas? Com um estilo que é só seu e predefinido na sua cabeça, é possível procurar roupas que agradem a você, mantendo os seus looks sempre em alta! 
  • Reaproveite, customize: é sempre tempo de dar uma cara nova às suas roupas. A customização pode ser uma saída para manter o guarda-roupa atualizado sem que se consuma mais. 
  • Encontre brechós: “a moda vai e volta” é a mais pura verdade e, justamente por isso, você pode encontrar peças e acessórios que estão em alta nos brechós. Quem não gosta daqueles achadinhos estilosos e com um precinho mais em conta?

2- Eco-friendly 

A palavra eco-friendly representa uma marca amiga do meio ambiente. A produção de suas peças preza por processos sustentáveis, com menos danos à natureza e um menor impacto social e econômico. 

Antes de comprar algum produto, procure pelo selo eco-friendly e dê preferência às marcas que seguem esse padrão. Essa pode ser uma boa forma de ajudar o planeta e consumir de modo mais consciente! 

Ramo de árvore com o termo “Eco friendly”

3- Upcycling 

Essa é uma técnica que produz roupas e acessórios com tecidos daquelas já existentes. Hoje, já existem marcas com um modo de produção exclusivamente Upcycling. Sabia dessa?

Você também pode fazer isso de forma caseira, escolhendo uma peça que já não usa mais e dando uma nova utilidade para ela. Sabe aquela calça jeans jogada no guarda-roupa? Ela pode se transformar em uma bolsa nova! Gostou da dica? Então, assista a esse tutorial e dê uma chance para o upcycling na sua vida. 😉 

4- Greenwashing 

Fique atento! Entender o termo Greenwashing é importante para se livrar daquelas marcas que aderem à proteção da natureza por pura visibilidade, sem grandes preocupações com a causa. 

Ao pé da letra, greenwashing significa “lavagem verde” e representa grandes marcas que lançam algumas coleções com o apelo de sustentabilidade, porém, durante o resto do ano, as suas coleções e peças não são eco-friendly

Esteja atento para não cair nessa e pagar por um produto que não representa, de forma fidedigna, a causa que você deseja apoiar. 🙂

5- Cruelty free 

Produção sem crueldade animal! As marcas não realizam danos aos animais durante a sua produção e nem fazem uso de subprodutos para compor as peças. Mas o que isso significa, afinal?

Peças de roupa e acessórios, muitas vezes, são produzidas a partir de pele de animal, chifres e até mesmo casco de suas patas. Existem formas sintéticas que “imitam” essa textura e não causam sofrimento aos animais. Se você é um amante de couro e afins, por exemplo, a segunda opção já representa um ganho para o meio ambiente! 

Atenção! Algumas marcas de cosméticos também realizam teste de produção em animais. Você pode dar preferência por aquelas que não seguem esse processo, basta procurar este selos:

Imagem dos selos da moda consciente: “Cruelty Free”, “Not tested on animals” e outro de um coelho saltando livre.

Ficou por dentro do mundo da moda sustentável? Agora corra para o nosso Instagram e confira as dicas que estamos liberando por lá também! #AlertaSpolier: temos influenciadorx que dominam o assunto na área! 😱

Comentários: (0):

icone

Seja o primeiro a comentar esse conteúdo e ajude nossos leitores a criar um debate construtivo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Seu e-mail não será publicado.

Enviar

Artigos Relacionados