Blog Cultura

Our Latest News

Como introduzir as crianças na língua inglesa

Cultura Inglesa 15 de maio de 2020 0

Essa costuma ser uma pergunta de muitos pais e responsáveis, qual o momento para os pequenos começarem a ter contato com outro idioma? Quais são as formas corretas de introduzir a linguagem? Fique tranquilo, não se preocupe, aqui nós vamos dar dicas de como introduzir as crianças na língua inglesa! 

As nossas sweet children iniciam o desenvolvimento do cérebro humano associado à linguagem a partir dos 6 meses de idade. De lá até os 4 anos, elas são capazes de receber estímulos nervosos em seus neurônios que passam a desenvolver novas conexões e especializações. Interessante, né? 

Isso comprova que não há risco nenhum em introduzir um outro idioma, diferente do materno, ao bebê. O ponto importante é ser lembrado é de que esse processo dever ser o mais espontâneo possível, essa é uma fase com muita sensibilidade comunicativa. 

Agora que você já entende um pouquinho do funcionamento neural, veja quais são as nossas dicas para introduzir o inglês na rotina do seu filho.

1- Procure por programas televisivos em Inglês

Os pequenos amam assistir filmes e desenhos que prendam a atenção. A escolha da programação pode variar de acordo com o interesse da criança, a observação é: conteúdos musicais auxiliam nesse processo de desenvolvimento da comunicação em inglês! Você pode introduzir o seu filho no idioma de um jeito leve, pois a ideia aqui é transformar o aprendizado em diversão. 

O que acha de assistir com ele filmes clássicos da Disney? Rei leão, Mogli, Tarzan e Lilo & Stitch são sugestões interessantes! 

Essa é uma opção que mescla as cenas com músicas atrativas. Incentive-o a cantar junto, assim o “speaking” irá fluir de maneira espontânea.

2- Leia livros em Inglês para o seu pequeno

Essa é uma atividade que auxilia o estudo com o “Listening”. Ao ler livros que o seu filho já teve contato, você fortalece a assimilação do outro idioma no cérebro dele. Dessa forma, por já estar ciente sobre o enredo do conto, o seu pimpolho vai saber o que esperar em cada página. Assim, ele passa a desenvolver um pensamento em Inglês, sem traduzir o que está sendo dito por você 🙂 

Escolha livros que ele goste bastante, explique toda a história e dúvidas que ele tiver ainda português, com tudo claro no pensamento dele, introduza o Inglês de forma natural, incentivando-o a desenvolver o diálogo do idioma com você! 

A dica é: use e abuse das ilustrações para tornar a compreensão mais acessível, que tal desenharem juntos os personagens?

3- Sites e aplicativos de jogos:

A verdade é: eles se amarram em tecnologia! Por que não usamos isso a nosso favor? Essa é uma maneira para apresentar o Inglês de maneira espontânea para a criança.
Você já conhece o site Vocabulary? É possível encontrar uma grande diversidade de jogos, tem opções de “Spelling”, “Color Memory” e “Line Match”. Assim o seu filho aprende se divertindo, tornar o idioma lúdico muito importante nesses primeiros passos. 

A segunda dica é: baixe o app “My first word” (inserir link para baixar), disponível apenas para android. Com esse app o seu pequeno desenvolve várias formas de compreensão ao mesmo tempo, a ideia aqui é trazer o contato com vocabulários novos de um jeito interativo. 


Caso o seu dispositivo móvel seja iOS, não se preocupe, separamos essa dica para você: Papumba Academy. O app está disponível em ambos sistemas operacionais. Nesta plataforma será possível ensinar sobre os animais, introduzir o alfabeto e ainda conferir algumas músicas inglês, dessa maneira, cada criança evolui no seu nível e da forma mais natural possível.

4- Vídeos educativos

O processo aqui é semelhante ao de filmes e desenhos, a parte boa é: vocês podem assistir a qualquer hora, sem depender da programação atual, como acontece na TV. 

O YouTube lançou o YT kids

 essa é uma opção que garante a segurança do seu pequeno no momento em que está navegando em um computador ou celular, já que o único conteúdo disponível é o infantil. Você pode escolher os conteúdos veiculado em Inglês, assim incentiva o aprendizado da escuta, ao passo que treina a comunicação do pequeno associando as falas às imagens da tela! 


A novidade do momento é: FUN TIME (inserir botão de clique)! A Cultura Inglesa deu início a esse projeto gratuito e disponível ao público. Nossos professores lançam vídeos pra lá de divertidos, com conteúdo em inglês, com dicas de vários tutoriais para se fazer em casa! A criançada tem sentido falta da rotina da escola, não é mesmo? Essa é uma forma de manter a cabecinha deles ocupada, ao passo que aprendem e treinam o inglês de um jeito lúdico e espontâneo.

Gostou das nossas dicas? A Cultura desenvolve métodos de ensino seguros e práticos, ideal para os pequenos desenvolverem a habilidade bilíngue desde muito cedo! Os cursos variam com a faixa-etária, assim fica mais fácil assimilar o conteúdo de acordo com o desenvolvimento sócio-cognitivo. Quer saber mais, confira nossos cursos de inglês infantil

Comentários: (0):

icone

Seja o primeiro a comentar esse conteúdo e ajude nossos leitores a criar um debate construtivo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Seu e-mail não será publicado.

Enviar

Artigos Relacionados