capa-hubspot-base-2

As perguntas mais comuns na imigração

Cultura Inglesa

Viajar para outro país é sempre uma delícia e muitas vezes é até mesmo um sonho. Mas toda viagem internacional envolve um momento burocrático, que é a imigração.

O viajante passa pela imigração assim que desembarca no aeroporto. Seja um voo de conexão ou no destino final, antes de entrar no país o seu passaporte precisa ser carimbado por um agente responsável por conceder a autorização de entrada.

Muitas pessoas têm medo da imigração, mas isso não é necessário. A imigração está ali para garantir a segurança de todos, inclusive a sua. De todo modo, pode ser interessante se preparar para as perguntas mais comuns nesse momento.

Qual é o objetivo da viagem? | What is the purpose of the trip?

Essa é uma pergunta comum em praticamente todas as imigrações de diferentes países. Afinal, uma viagem sempre é realizada por algum objetivo.

Se o seu objetivo for aproveitar as férias, por exemplo, responda que o objetivo é turismo. Nesse caso, é possível que ele também te pergunte o que visitará na cidade, e você pode falar sobre os pontos turísticos que pretende conhecer e algumas das atividades que está planejando. Seja direto e se atenha à pergunta do agente.

Alguns países não exigem emissão prévia de visto de turismo para brasileiros. Ele costumam conceder essa permissão na hora da imigração. É o caso dos países europeus pertencentes ao tratado de Schengen e Reino Unido. Já outros, como os Estados Unidos, exigem que o visto seja providenciado ainda no Brasil. Porém, mesmo com o visto, é comum que eles façam essa pergunta.

Se você estiver indo a estudos ou trabalho, certamente pedirão para mostrar o visto (inclusive nos países do tratado Schengen e no MERCOSUL). Então, antes de comprar as passagens, confira a documentação exigida para entrar no país de destino e se o visto é obrigatório ou não.

 Imigração-em-Aeroportos-640x427

 

Quanto tempo você ficará? | How long are you staying?

Em países mais rígidos com a imigração, é normal que perguntem o tempo de estadia naquele destino. Você deve responder quantos dias, semanas ou meses vai durar a sua viagem.

Nas viagens curtas para turismo, em que a pessoa não viverá naquele país, a passagem de volta pode ser obrigatória. Então, o agente de imigração pedirá para ver o seu comprovante da passagem de retorno ao Brasil. Fique atento na hora de preparar os documentos!

Onde ficará hospedado? | Where are you going to stay?

No momento da imigração você pode precisar fornecer o endereço em que ficará hospedado. Muitas pessoas ficam em hotel, hostels ou Airbnb, e o comprovante de reserva deve ser apresentado ao agente de imigração.

Na imigração do Reino Unido, você colocará essa informação na ficha que recebe antes de entrar na área de imigração. Preencha-a com cuidado e entregue ao agente. Ele confirmará o local da estadia com você.

Se você for se hospedar na casa de algum parente ou amigo, essa pessoa deve emitir uma carta convite, que contém o endereço e informações da pessoa responsável por sua hospedagem. Essa carta também deve ser mostrada ao agente de imigração.

Conhece alguém que mora aqui? | Do you know someone who lives here?

Essa pergunta é bem comum, e sempre diga a verdade. Se conhece alguém próximo ou está indo visitar um parente, dê essa informação. Caso não conheça, também não precisa se preocupar, basta responder que não conhece.

Se você tiver algum conhecido no país que está visitando, esteja preparado para responder mais perguntas, como qual a sua relação com essa pessoa, em que endereço ela mora e qual o telefone, por exemplo.

O que você faz no seu país de oriegem? | What do you do in your home country?

Certos países são bastante procurados por determinadas nacionalidades. Algumas pessoas tentam entrar como turista e permanecer por lá em busca de emprego, às vezes de forma irregular inclusive. Por esse motivo, é comum que a imigração queira entender seus laços com o seu país de origem e por isso podem perguntar o que você faz. Responda dizendo onde você trabalha ou, caso não esteja empregado no momento, qual o seu ramo de atuação. Se for estudante, fale qual a sua formação.

É importante reforçar que as perguntas da imigração são bastante protocolares e rotineiras. Se você tiver se preparado e tiver fazendo tudo de forma regular, não há o que temer.

Você está viajando sozinho? | Are you travelling alone?

Informe se você está viajando sozinho, com família ou amigos.

Dicas para a imigração

Além de estar preparado para responder as perguntas acima, sempre verifique os seguintes itens:

  • Documentos de apresentação obrigatória;
  • Quantidade de dias de trânsito permitido (até quanto tempo pode ficar no país);
  • Visto (se é necessário ou não);
  • Exigência de seguro (alguns países obrigam um seguro mínimo ao longo da estadia);
  • Dinheiro (em alguns casos é perguntado quanto dinheiro você tem para a viagem).

Leve todos os comprovantes de reservas e voo de volta. Fique tranquilo, responda a todas as perguntas e prepare-se para uma viagem incrível.

Esteja com o inglês afiado 

Como o inglês é um idioma universal, ele que é falado em situações de imigração. Você está com o seu inglês na ponta da língua? 

Fazer Teste de Nivelamento

 

Mais Posts

RECEBA NOVIDADES SEMPRE!

Inscreva-se em nossa Newsletter.

Screen Shot 2018-11-06 at 16.04.14
Compartilhe nas suas redes sociais.